domingo, 12 de agosto de 2012

Evangelho do Dia - Domingo 12.08.2012

Primeira Leitura (1 Reis 19,4-8)
Leitura do primeiro livro dos Reis.
Naqueles dias, 19 4 Elias andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: "Basta, Senhor", disse ele; "tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais". 
5 Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: "Levanta-te e come". 
6 Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 
7 Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: "Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer". 
8 Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus. 
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Segunda Leitura (Efésios 4,30,5,1-2)
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios.
30 Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção. 
31 Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia. 
32 Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo. 
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. 
2 Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. 
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Evangelho (João 6,41-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 6 41 murmuravam então dele os judeus, porque dissera: "Eu sou o pão que desceu do céu". 
42 E perguntavam: "Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: 'Desci do céu?'" 
43 Respondeu-lhes Jesus: "Não murmureis entre vós. 
44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. 
45 Está escrito nos profetas: 'Todos serão ensinados por Deus'. Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. 
46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. 
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 
48 Eu sou o pão da vida. 
49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 
50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo". 
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário